A França do Século XIX

No final do século passado, ocorreram vários atos marcantes na nação francesa, como a Revolução Francesa (que marcou pra sempre a história e influência até hoje múltiplos governos) e o governo de Napoleão Bonaparte, que conquistou muitos territórios.

No século seguinte, com a derrota definitiva de Napoleão em Waterloo, foi aberto o Congresso de Viena. O Congresso era basicamente uma reunião entre as nações que Napoleão invadiu e conquistou territórios. Foram estabelecidas algumas diretrizes para serem seguidas, como a indenização da nação francesa para com as outras e passar o governo para Luís XVIII (irmão de Luís XVI, guilhotinado durante a Revolução Francesa), restaurando a dinastia Bourbon. Em seu governo, uma nova constituição foi implantada, esta a qual tentava combinar o liberalismo com o absolutismo, voto censitários (apenas alguns grupos estabelecidos podiam votar) e limite de direitos civis.

Resultado de imagem para luis xviii(Luís XVIII)

Sem nenhum filho, após sua morte, seu irmão Carlos X, reinando de 1824 a 1830, estabeleceu de vez o absolutismo, restabelecendo privilégios do Clero e da Nobreza. Isso com certeza atingiram os liberais, se opondo e mobilizando a população ao seu favor.

Revolução Liberal de 1830

Imagem relacionada(A Liberdade guiando o povo)

Os franceses não tinham mais qualquer tolerância com o absolutismo, reagindo às decisões de Carlos X. Neste mesmo ano a França se encontrava em crise, após ele dissolver a Câmara e a liberdade de imprensa.

O povo não deixou por estar e foi para rua, entrando em guerra civil. Como consequência, Carlos X abdicou do trono se exilou na Inglaterra.

Resultado de imagem para carlos X(Carlos X)

A Revolução Liberal representou o fim dos objetivos do Congresso de Viena, que buscava restaurar da dinastia e ideais antes da Rev. Francesa. Além disso, esse período deu início a um período de ideias progressistas.

Movimentos Revolucionários de 1848

Com a queda da dinastia Bourbon, Luís Filipe de Orléans (1773-1850) sobe ao trono com ajuda dos burgueses, sendo conhecido como Rei Burguês. Foi justamente durante esse período que a França ingressava na Revolução Industrial.

Resultado de imagem para luis filipe de orleans(Luís Filipe)

Luís Filipe reformou a constituição de Luís XVIII: estabeleceu o liberalismo; submeteu-se a Constituição, já que muitos antes no trono se declaravam maiores que as leis; fortaleceu o legislativo; aboliu a censura e decretou que o catolicismo não mais seria a religião oficial da França. Porém, manteve o voto censitário, podendo-se notar que realmente visava os interesses burgueses.

Com a alta do desemprego na França, além da falta dos direitos civis, os proletariados se voltavam mais contra o governo. Em fevereiro de 1848, foi iniciado um novo movimento revolucionário, com adesão até da Guarda Nacional (força de segurança militar formada por milícias durante a Revolução Francesa).

Com a queda de Luís Filipe, o sistema republicano logo se instalou na França, sendo proclamando a pena de morte. Porém, os conflitos entre burgueses e proletariados apenas pioravam.

O Segundo Império Francês (1852-1870)

Em dezembro de 1848, o sobrinho de Napoleão, Luís Bonaparte, é eleito presidente com 73% dos votos para governar por quatro anos. Em 1851, deu um golpe de estado para se fincar no poder, fechando a Assembleia Constituinte, mas não antes de lhe entregarem um mandato de dez anos. No ano seguinte se declarou o novo imperador, com o título de Napoleão III.

Resultado de imagem para napoleão iii(Luís Bonaparte, o Napoleão III)

Durante o seu governo, a inquisição à arte foi um marco. Foram inaugurados parques, museus e prédios elegantes, França tinha virado um canteiro de obras. Muitos críticos o acusaram de gastos exorbitantes e muitas pessoas foram tiradas de suas localidades, em principal, pessoas pobres.

Napoleão III se mostrava um governante muito ambíguo, comprou muitas guerras para a França. Até mesmo a rivalidade com a Rússia o uniram com a Inglaterra, para impedir a expansão russa nos Bálcãs, na Guerra da Crimeia. Napoleão também envolveu o país na guerra do México, para defender o comércio francês na América conter a hegemonia norte-americana.

Mas sua queda se deu na Guerra Franco-Prussiana, o último confronto foi na Guerra de Sidon (1870), com a captura de Napoleão III, dando fim ao Segundo Império. No acordo de paz, os franceses abdicaram da Alsácia-Lorena (região rica em minérios) e tiveram que lhes pagar uma indenização. Esse acordo seria uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Terceira República e Comuna de Paris

O novo governo, republicano novamente, assinou o acordo de paz. Porém, os proletariados não se agradaram dos termos do acordo, em que se considerava uma rendição.

A França passou a ser cercada do exército prussiano, principalmente Paris. Em 18 de março de 1871, os operários e socialistas, apoiados pela Guarda Nacional, assumiram o poder de Paris e declararam a criação de um governo autônomo, a Comuna de Paris.

Resultado de imagem para comuna de paris(Símbolo da Comuna de Paris)

Agraciada pelo povo, a Comuna aboliu o serviço militar obrigatório; a Guarda Nacional agora passava a ser composta por parisienses; declarou nulos os decretos de Versalhes e proclamou autonomia municipal para França. Durando apenas dois meses a alguns dias, concretizou a igualdade de homens e mulheres; suprimiu o trabalho noturno e criou pensões para órfãos e viúvas.

A Comuna foi derrotada por tropas do Terceiro Reinado com apoio dos alemães. Mataram mais de vinte mil pessoas e exilando 70 mil para Guiana Francesa.

O Terceiro Reinado teve seu fim apenas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando Hitler invadiu a França com suas tropas, em 1940.

*LINHA DO TEMPO*

1824 – Carlos X, reinando de 1824 até 183; previlégios da Nobreza e do Clero restabelecidos;

1830 – Revolução Liberal, guerra civil, fim do congresso de Viena;

1848 – Luís Felipe Orléans (1833-1850), movimento revolucionário derruba Luís Felipe, França se torna república e elegem o sobrinho de Napoleão como presidente;

1851 – Sobrinho de Napoleão da um golpe de Estado;

1852 – É proclamado Imperador Napoleão III;

1870 – Guerra Franco-Prussiana, França perde a Guerra de Sidon e assim o Império de Napoleão III;

1871 – Poder tomado, Comuna de Paris, acaba depois de dois meses e alguns dias, dando início ao Terceiro Reinado/Império;

1940 – Terceiro Império so acaba depois do início da Segunda Guerra Mundial.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-revolucao-1848.htm

https://www.ebiografia.com/napoleao_iii/

https://www.suapesquisa.com/historia/comuna_paris.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/congresso-viena.htm

https://www.suapesquisa.com/historia/revolucao_1830.htm

Livro do segundo ano Ensino Médio: Olhares da História, Brasil e mundo; Editora Scipione. 

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora